Histórico

A criação do NPPD (Núcleo de Pesquisas em Publicações Didáticas), em 2002, está relacionada às atividades realizadas o âmbito de projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados à Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.


Os manuais escolares e outras publicações destinadas à escola, aos professores e aos alunos constituem-se em objeto complexo de investigação (Choppin, 2004). Valorizado em alguns subcampos da pesquisa educacional, apenas recentemente este objeto ganhou espaço na pesquisa que se volta às práticas escolares, em abordagem epistemológica e didática.

Essa é a temática que articula as ações do NPPD, desde sua criação. Gradualmente o núcleo consolidou suas ações, constituindo hoje um espaço de estudo sobre os manuais escolares e as mídias educativas que reúne professores e professoras pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior e da educação básica, bem como alunos em diferentes níveis de formação para a pesquisa.


O financiamento de projetos por agências como CNPQ, CAPES e Fundação Araucária (por meio de editais e bolsas) contribuiu para o desenvolvimento do núcleo na realização de intercâmbios com grupos de pesquisa nacionais e
internacionais, entre os quais a Universidade de Santiago de Compostela e a International Association for Research on Textbooks and Educational Media (IARTEM)


Desde 2012 foram intensificadas as ações de intercâmbio com grupos que atuam na pesquisa sobre o tema em outros países, especialmente no âmbito da IARTEM. O NPPD passou a atuar como articulador de ações da Associação na América Latina, coorganizando conferências regionais e publicações.


No Brasil, a existência de Programas Nacionais que avaliam e distribuem livros didáticos para alunos das escolas públicas, publicações para professores e outros recursos didáticos imprime ao tema contornos específicos, em relação aos estudos realizados em outros países. Tais diferenças desafiam pesquisadores a explicar relações entre a produção, a circulação e o uso desse artefato cultural nas aulas a partir da estreita relação com as ações e políticas curriculares do Estado, bem como com o mercado editorial.


Neste caso, o que justifica o interesse e a relevância social dessa temática de pesquisa, para além de interesses comuns a outros países, é a presença praticamente universalizada de manuais escolares no cotidiano das escolas, como resultado de investimentos públicos na avaliação, aquisição e distribuição gratuita para alunos da Educação Básica, em todos os componentes curriculares.


Essas questões têm orientado o conjunto de atividades realizadas pelos participantes do NPPD:


– Ensino na Graduação, com foco na Didática Geral e nas Didáticas Específicas.
– Ensino na Pós-Graduação, em especial com a criação no PPGE/UFPR da disciplina Manuais didáticos e escolarização (2010-2017) e Manuais escolares: perspectivas de investigação (a partir de 2018).
– Extensão, particularmente no desenvolvimento do Projeto Recriando Histórias (1997-2017) e de outras atividades de formação continuada de professores da rede pública de ensino.
– Pesquisa – como estratégia para a formação continuada de professores baseada em atividades de investigação e como atividade sistemática para formação de pesquisadores em diferentes níveis (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado)